Cookie Policy

This site uses cookies. When browsing the site, you are consenting its use. Learn more

I understood

1ª Reunião nacional sobre investigação e gestão de invasões biológicas

1ª Reunião nacional sobre investigação e gestão de invasões biológicas

No próximo dia 3 de Junho, o CIBIO-InBIO acolhe no Campus de Vairão a primeira reunião nacional de especialistas no estudo e gestão de invasões biológicas. Este encontro tem como objectivo fundamental a compilação e síntese da investigação que se tem vindo a desenvolver em Portugal ao nível desta temática, com vista a definir as principais perspectivas futuras de investigação e identificar as mais relevantes medidas de conservação que permitam minimizar o impacto deste fenómeno no nosso país.

 

O tema das invasões biológicas está no centro das políticas de conservação da natureza devido ao impacto que estes organismos exercem na biodiversidade e nos ecossistemas. A aprovação de legislação europeia, em vigor desde o início de 2015, veio estimular a necessidade de definir quais as espécies exóticas invasoras que devem ser inscritas, com maior nível de prioridade, nos anexos desta regulamentação. Por sua vez, a legislação nacional, datada ainda de 1999, e consequentemente desactualizada, merece ser repensada à luz deste novo contexto. Trata-se de um assunto complexo, para o qual o conhecimento científico não poderá fornecer respostas sem convocar diversas disciplinas e sem atender a um conjunto de condicionalismos económicos e culturais. São estes elementos que tornam complexa a definição e aprovação de medidas legais para prevenir a introdução de espécies exóticas e assegurar o controlo das que se revelem invasoras.

 

O CIBIO-InBIO dinamiza uma rede nacional de investigadores com interesse na temática das invasões biológicas, na sua maioria filiados às Universidades do Porto, de Coimbra, de Évora, de Lisboa, Nova de Lisboa e dos Açores. Essa rede, denominada AliensWatch, é coordenada pela Doutora Joana Vicente, investigadora do CIBIO-InBIO. Atendendo ao quadro descrito acima, o grupo AliensWatch decidiu alargar a discussão sobre as questões mais prementes ao nível da investigação e gestão de invasões biológicas a um conjunto de peritos de diversas formações académicas e experiências profissionais.

 

Neste contexto na próxima quarta-feira, dia 3 de Junho de 2015, o CIBIO-InBIO, através do AliensWatch, organiza a primeira reunião nacional de especialistas no estudo e gestão de invasões biológicas, o qual decorrerá no Campus de Vairão, Vila do Conde.

Este evento reunirá no CIBIO-InBIO cerca de 50 convidados, peritos em invasões biológicas, de 9 Universidades e 14 Centros de Investigação, bem como representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Através desta reunião pretende-se compilar e sintetizar a investigação que tem vindo a ser desenvolvida no nosso país no âmbito das invasões biológicas, nas suas múltiplas vertentes (ecologia, história, geografia, sociologia, gestão, etc.), bem como discutir perspectivas futuras de investigação e gestão. Como resultado da reunião será planeada a publicação de um livro estruturado nos três momentos da investigação em invasões biológicas em Portugal: passado, presente e futuro, que permitirá tornar acessível à população especialista e não especialista os dados mais recentes sobre este fenómeno.

 

A agenda da reunião incluirá, durante o período da manhã, um conjunto de breves apresentações orais abertas à comunicação social, através das quais de reportará a diversidade temática associada ao estudo das invasões biológicas. Durante a tarde, realizar-se-ão discussões de trabalho reservadas aos participantes. Como produto desta reunião será preparado um relatório geral detalhando as principais conclusões das discussões realizadas, o qual será tornado público através da sua disponibilização aos meios de comunicação interessados.

 

2015-06-01
Share this: