Cookie Policy

This site uses cookies. When browsing the site, you are consenting its use. Learn more

I understood

Cátedra Convidada REN em Biodiversidade

Cátedra Convidada REN em Biodiversidade

Amanhã, dia 8 de Maio, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e a Universidade do Porto (UP) acolhem no Campus de Vairão a cerimónia oficial que assinala a celebração do acordo de colaboração entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) e a UP, com vista ao co-financiamento de uma Cátedra Convidada em Biodiversidade – a Cátedra REN em Biodiversidade.

 

A Cátedra REN em Biodiversidade, coordenada pelo CIBIO-InBIO, terá como objectivo principal atrair para Portugal especialistas de alto nível no domínio da biodiversidade, com vista a promover áreas emergentes de conhecimento em temas de interesse mútuo para a REN e a UP.

 

Anunciado pela FCT a 12 de Maio de 2008, como parte da iniciativa Ciência 2008, o programa de Cátedras Convidadas pretende contribuir para a internacionalização das instituições de Ensino Superior, reforçando a sua capacidade de estabelecimento de parcerias com outras entidades. Através da constituição da Cátedra REN em Biodiversidade, cujo financiamento anual será de 160000 Euros, suportado em 75% pela REN e em 25% pela FCT, serão criadas as condições ideais para o desenvolvimento de investigação de excelência em biodiversidade, especialmente ao nível do impacto das actividades desenvolvidas pela REN, bem como de projectos inovadores de formação avançada e transferência de tecnologia. Essencialmente, a Cátedra REN em Biodiversidade assenta em 3 pilares: i) monitorização, minimização e compensação de impactos ambientais; ii) ecologia populacional; e iii) cidadania na ciência (“Citizen Science”).

 

No âmbito do primeiro pilar, ir-se-á desenvolver investigação no domínio da avaliação, monitorização, minimização e compensação de impactos sobre a biodiversidade associados a redes de transporte de energia, com particular atenção para as linhas eléctricas. O segundo pilar será dedicado à análise das respostas demográficas de espécies sujeitas a mortalidade não natural, com vista a recolher dados que permitam avaliar as circunstâncias em que se deverão empenhar esforços significativos de minimização ou compensação, bem como os alvos-chave das medidas a implementar. Por sua vez, o terceiro pilar centra-se nos projectos de cidadania na ciência, uma tendência em crescimento a nível internacional, mas ainda com ampla margem para crescimento no nosso país. Estes projectos têm o duplo objectivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da actividade científica, através do seu envolvimento em iniciativas concretas, e de permitir a recolha de dados relativamente simples mas úteis, que seriam difíceis ou muito dispendiosos de recolher por processos convencionais.

 

Na cerimónia, com início previsto para as 17h00 no Campus de Vairão, estarão presentes o Sr. Professor Nuno Ferrand de Almeida, Director do CIBIO-InBIO, o Sr. Rodrigo Costa - Presidente do Conselho de Administração e Coordenador Executivo da REN, o Sr. Engenheiro João Conceição - Administrador Executivo da REN, o Sr. Dr. Pedro Carneiro - Vice-Presidente da FCT, o Sr. Professor Sebastião Feyo de Azevedo - Reitor da UP, e o Sr. Professor António Fernando Sousa da Silva - Director da Faculdade de Ciências da UP.

 

 

 

2015-05-08
Share this: