Cookie Policy

This site uses cookies. When browsing the site, you are consenting its use. Learn more

I understood

Avançar o estado do conhecimento sobre invasões biológicas em Portugal

Avançar o estado do conhecimento sobre invasões biológicas em Portugal

O CIBIO-InBIO acolheu na passada quarta-feira, dia 3 de Junho de 2015, em Vairão, a “1ª Reunião Nacional sobre Investigação e Gestão de Invasões Biológicas”. Promovido pelo grupo de trabalho em invasões biológicas AliensWatch, este evento teve como objectivo principal discutir a diversidade temática associada ao estudo das invasões biológicas em Portugal, e definir estratégias de colaboração e partilha de informação entre as partes envolvidas com vista à edição de um guia que constitua uma ferramenta de trabalho de divulgação para técnicos, gestores, estudantes, público em geral e outros interessados.

 

Presentes na reunião estiveram representantes de 15 unidades de investigação associados a distintas Universidades nacionais -Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade dos Açores, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esteve ainda representado o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

 

O tema das invasões biológicas está no centro das políticas de conservação da natureza devido ao impacto que estes organismos exercem ao nível dos ecossistemas e da biodiversidade. A entrada em vigor de legislação europeia no início do ano veio reforçar a necessidade de se definir quais as espécies exóticas invasoras que devem ser inscritas como prioritárias nos anexos desta regulamentação. Contudo, a legislação nacional encontra-se desactualizada, merecendo ser repensada à luz deste novo contexto. Estamos, pois, perante um assunto complexo, cuja abordagem depende da articulação de várias disciplinas científicas e da contemplação de um conjunto de condicionalismos económicos e culturais. Neste contexto, com vista a alargar a discussão sobre as questões mais prementes ao nível da investigação e gestão de invasões biológicas a um conjunto de peritos de diversas formações académicas e experiências profissionais, o grupo de trabalho AliensWatch, coordenado pela Doutora Joana Vicente, investigadora do CIBIO-InBIO, promoveu uma reunião que teve lugar no dia 3 de Junho de 2015 nas instalações do CIBIO-InBIO, em Vairão.

 

A reunião, aberta pelo director do CIBIO-InBIO, Nuno Ferrand de Almeida, e o representante do ICNF, Adolfo Macedo, contemplou quatro partes principais: (1) apresentação dos temas mais relevantes para o estudo das invasões biológicas; (2) discussão dos principais elementos necessários para a comunicação do estudo sobre o tema em Portugal; (3) estabelecimento dos conteúdos e estrutura do livro a editar sobre invasões biológicas em Portugal; e, (4) estruturação de iniciativas futuras e conclusões.

 

A primeira parte da reunião englobou um conjunto de comunicações sobre temas relacionados com o estado de conhecimento sobre as invasões biológicas (para mais informação, consultar a agenda da reunião). Numa segunda, fase a discussão focou-se em torno de conceitos relativos às invasões biológicas, tendo sido reconhecida a necessidade de adoptar definições e estruturas de linguagem comuns para abordar esta temática. Desta forma, surgiu a proposta da primeira secção do livro ser centrada na evolução dos conceitos e terminologias relacionados com as invasões biológicas, na investigação científica a este nível e nos documentos legislativos existentes. Após, numa terceira fase da reunião, se ter acordado quais deverão ser os conteúdos adicionais do livro, surge então a proposta de uma obra escrita em português com resumo também em inglês, que englobará diferentes aspectos do conhecimento das invasões biológicas em Portugal, atendendo ao seu passado, actualidade e expectativas futuras. Em traços gerais, definiram-se como prioritários os temas relacionados com os seguintes tópicos:

  1. A evolução de conceitos e terminologia relativa às invasões biológicas;
  2. A história das invasões e do seu estudo em Portugal;
  3. O conhecimento actual sobre as invasões biológicas em Portugal;
  4. A gestão das invasões biológicas em Portugal; e,
  5. O nível de preparação de Portugal perante as invasões biológicas.

 

Finalmente, na última parte da reunião, foi estabelecido o plano de actividades adicionais e futuras do grupo de trabalhos, tendo sido criado o grupo nacional de peritos em invasões biológicas “AliensWatch_PT”, o qual será também módulo integrante da plataforma PORBIOTA, coordenado pelo CIBIO-InBIO. Adicionalmente, para além da proposta de se organizar um número especial numa revista científica internacional dedicado aos diversos trabalhos científicos promovidos pelo grupo “AliensWatch_PT”, foi tomada a decisão de se organizar um congresso periódico de cariz interdisciplinar sobre as múltiplas vertentes relacionadas com o estudo das invasões biológicas, cujo primeiro encontro deverá coincidir com o lançamento do livro no ano de 2016.

 

 

 

 

2015-06-08
Share this: