Cookie Policy

This site uses cookies. When browsing the site, you are consenting its use. Learn more

I understood

Biodiversity Valley

Biodiversity Valley
Vale da Biodiversidade

Com o projeto VALE DA BIODIVERSIDADE, pretende-se contribuir significativamente para melhorar a consciencialização pública, a valorização e a compreensão das componentes da biodiversidade do Parque Natural Regional do Vale do Tua, assim como as ameaças que estas enfrentam na atualidade.
Este projeto visa a implementação de iniciativas e mecanismos para melhorar o conhecimento do património natural existente nesta Área Protegida recentemente classificada, assim como promover ativamente a sua conservação. Tem particular foco na produção de materiais didáticos e de divulgação para fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade pelos cidadãos da região, quer em contexto rural, quer em contexto urbano.
Apesar da sua curta duração visa criar as bases para uma imagem de marca dos valores naturais e da biodiversidade da região duradoura, assim como da promoção de mecanismos geradores do seu conhecimento a ser orgulhosamente apreendidos e adotados pela população local, como valor acrescentado para o desenvolvimento da região. Neste projeto será abordada a biodiversidade de fauna (mamíferos, aves, répteis e anfíbios, peixes e invertebrados) assim como a flora (Plantas vasculares, Briófitas e Líquenes) assim como os fatores que ameaçam a sua conservação.
Este projeto contempla igualmente os habitats protegidos na medida em que apresenta uma visão integrada das componentes da biodiversidade (espécies) e os habitats nos quais ocorrem e dos quais dependem interligando as espécies protegidas aos habitats protegidos. Constitui assim uma oportunidade para efetuar um ponto da situação sobre o conhecimento da ocorrência de espécies e habitats protegidos no Parque Natural Regional do Vale do Tua, ao mesmo tempo que implementa mecanismos de recolha de informação por parte da população para os anos vindouros. Será dado particular ênfase ao aprofundamento do conhecimento de grupos taxonómicos menos conhecidos (e. g. Invertebrados, Briófitas e Líquenes) promovendo a familiarização da população com estes grupos taxonómicos através de exposições fotográficas itinerantes. A abordagem a seguir inclui não apenas o seu valor patrimonial intrínseco, mas igualmente o papel fundamental que desempenham nos ecossistemas, dos seus impactos para a população humana e da importância da sua conservação, criando uma visão integrada da biodiversidade.
Este projeto fomenta ativamente o envolvimento dos cidadãos da região na recolha de informação de distribuição das espécies assim como dos fatores de ameaça, promovendo a apropriação e vigilância dos valores naturais, assim como do seu usufruto e da promoção do turismo sustentável da região. Pretende-se dar formação a agentes chave da população, nomeadamente professores, e representantes de produtores agrícolas, pescadores e caçadores da região. Pretende-se igualmente promover sinergias de cooperação entre setores, fomentando o desenvolvimento da região e a salvaguarda da sua biodiversidade e dos seus valores naturais, tal como contemplado nos objetivos que estão na génese da classificação deste Parque Natural.

Como funciona?
Cada participante poderá registar fotograficamente todos os organismos que encontrar nos concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor. Depois, terá que fazer o upload das imagens no site BioDiversity4All, identificando o organismo até ao nível taxonómico que conseguir (pode não preencher este campo). A comunidade de utilizadores do site iNaturalist validará esta informação e realizará, quando necessário uma identificação mais detalhada das espécies fotografadas.

Porquê reunir informação sobre a Biodiversidade do Vale do Tua?
Apesar de sabermos que o Vale do Tua possui uma elevada biodiversidade, isto é, um número elevado de espécies de plantas, animais e fungos, o conhecimento sobre estes é ainda reduzido, existindo áreas geográficas com um número muito reduzido de registos e muitas espécies cuja presença é provável mas ainda não foi registada. Mesmo nos casos de espécies consideradas comuns e amplamente distribuídas, os dados existentes não refletem, muitas vezes, essa distribuição generalizada. O presente projeto visa, assim, contribuir para um aumento do conhecimento sobre a composição e distribuição da Biodiversidade do Vale do Tua e sensibilizar público em geral para a sua valorização e conservação.

Scientific Area(s) | Área(s) científica(s):
Biodiversity Conservation | Conservação da Biodiversidade

Proponent Institution(s) | Instituição/ões Proponente(s):
CIBIO-InBIO

Partners Institution(s) | Instituição/ões Parceira(s):
Parque Natural Regional do Vale do Tua

Coordinator | Coordenador:
Sónia Ferreira

Other Team members | Outros membros da Equipa:
Vanessa Mata
João Nunes
Luís Pascoal Silva
Mário Ferreira
Raquel Ribeiro
Helena Hespanhol
Cristiana Vieira
Joana Marques
Davina Falcão
Pedro Brito Lopes

Start date | Data de início:
2020

Relevant links | Links relevantes:
2020-10-08
Share this: