Cookie Policy

This site uses cookies. When browsing the site, you are consenting its use. Learn more

I understood

Lançamento de livro que traz nova esperança à conservação em África

Lançamento de livro que traz nova esperança à conservação em África
Nas últimas três décadas, desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, muitos milhares de milhões de dólares foram investidos em projetos de curto prazo destinados a resolver problemas de conservação e a responder às necessidades de bem-estar humano em África. No entanto, em muitos países, as ameaças à biodiversidade e ao desenvolvimento humano aumentaram em vez de diminuírem. Ainda assim, a existência de projetos com grande sucesso, que podem servir de modelos replicáveis, levam a acreditar que ainda é possível o sucesso da conservação da natureza em África.

No âmbito do seu trabalho como investigador do BIOPOLIS-CIBIO, o Professor Brian J. Huntley publicou um novo livro de grande interesse para a ciência e a conservação da biodiversidade, Strategic Opportunism: What Works in Africa, Twelve Fundamentals for Conservation Success, onde analisa um conjunto de projetos implementados durante o último meio século em dez países africanos, evidenciando como o sucesso das intervenções de conservação pode ser alcançado independentemente dos sistemas de governação, da riqueza de uma nação, ou da sua cultura. 

O livro, recentemente publicado e disponibilizado gratuitamente na prestigiada editora Springer, apresenta narrativas detalhadas sobre as personalidades-chave que conceberam, conduziram e concluíram estes projetos de conservação a longo prazo. 

Os países Angola e Moçambique merecem particular destaque pelo facto apresentarem exemplos de projetos onde o sucesso tem sido alcançado apesar dos enormes desafios com que se têm deparado. O salvamento e a recuperação de populações de palanca-negra-gigante no Parque Nacional de Cangandala, Angola, e a reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, Moçambique, servem como modelos a seguir, assim como outros exemplos relatados na Namíbia, África do Sul e Zimbabué.

Angola e Moçambique também desempenharam papéis importantes no projeto SABONET (Southern African Botanical Diversity Network, 1996-2005) que uniu dez países na investigação botânica em toda a África Austral. A presidente do comité diretivo angolano, a botânica Professora Esperança da Costa, é hoje a Vice-Presidente de Angola.

No livro são identificados e ilustrados doze princípios fundamentais para o sucesso na conservação. Destaca-se por exemplo a relevância que têm os líderes inspiradores que adotam uma visão a longo prazo da conservação e investigação e a utilização do oportunismo estratégico - uma abordagem adaptativa adequada às incertezas de África.

O Professor Brian J. Huntley é um conservacionista com mais de 50 anos de experiência de investigação e gestão em muitos países africanos, incluindo Angola, onde iniciou a sua carreira profissional em 1971. Iniciou e levou a bom termo grandes projetos de investigação cooperativa interdisciplinar e de desenvolvimento institucional. Depois de se reformar como CEO do Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul em 2009, desenvolveu estudos de avaliação de projetos de conservação em muitos países africanos para várias agências internacionais como o PNUD, UE, PNUA e o Banco Mundial. Editou e é autor de doze livros sobre vários aspetos da ecologia e conservação da biodiversidade. Ecology of Angola: Terrestrial Biomes and Ecoregions é o seu último livro e encontra-se atualmente a ser traduzido para português. É investigador convidado no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) da Universidade do Porto.

Acesso online ao livro Strategic Opportunism: What Works in Africa, Twelve Fundamentals for Conservation Success:

Imagens:
Imagem 1. Manada de Palanca-negra-gigante registada na Reserva Natural do Luando | Créditos de imagem: Brian J. Huntley

2023-03-08
Share this: