Todas as espécies de répteis nativas das ilhas de Cabo Verde representam endemismos, ou seja, só ocorrem exclusivamente nesta região geográfica. Além disso, algumas espécies são únicas de algumas ilhas e dada a sua raridade ainda pouco se sabe sobre elas, revelando-se urgente desenvolver estudos que possibilitem um melhor conhecimento sobre a biodiversidade destes locais e adequar medidas para a conservação deste valioso património genético.
Neste estudo, uma nova espécie de osga do género Hemidactylus da ilha de São Nicolau, arquipélago de Cabo Verde, é descrita com o nome de Hemidactylus nicolauensis. Também as populações de Hemidactylus boavistensis das ilhas do Sal e da Boavista (Hemidactylus boavistensis boavistensis e Hemidactylus boavistensis chevalieri) são reconhecidas como subespécies.
“A descoberta de uma nova espécie é, na nossa perspetiva, sempre importante, dado que é algo que engrandece o património natural de todos, sobretudo do país onde ocorre. Estas descobertas dão-nos a oportunidade de obter conhecimento sobre a história de sucesso que permitiu a existência destas espécies após milhões de anos de evolução e que podem levar a algum avanço na ciência ou na engenharia, identificando novas substâncias que produzem e que podem ser economicamente valiosas, por exemplo” refere Raquel Vasconcelos, primeira autora do estudo.
A nova espécie é geneticamente distinta da osga de Bouvier H. bouvieri, à qual foi anteriormente associada, e de todos os outros Hemidactylus endémicos muito aparentados das ilhas de Cabo Verde em marcadores mitocondriais e nucleares. Caracteriza-se morfologicamente pela coloração distinta e por um arranjo diferente e diagnóstico das lamelas dos dedos.
Com a descrição desta nova espécie, São Nicolau alberga agora três espécies de osga únicas dessa ilha e a diversidade de répteis documentada em Cabo Verde aumenta para 23 espécies endémicas. Como resultado destas mudanças taxonómicas, os regulamentos de conservação existentes deverão ser revistos e os estatutos de conservação destas osgas deverão ser reavaliados.
Artigo original:
Raquel Vasconcelos, Gunther Kökler, Philippe Geniez, Pierre-André Crochet. A new endemic species of Hemidactylus (Squamata: Gekkonidae) from São Nicolau Island, Cabo Verde. ZOOTAXA. DOI: https://doi.org/10.11646/zootaxa.4878.3.4
Imagens:
Imagem 1 – Fêmea da nova osga da ilha de São Nicolau em Cabo Verde, Hemidactylus nicolauensis, depositada no futuro Museu de História Natural de Cabo Verde | Créditos de imagem: Gunther Köhler
Imagem 2 – Detalhe das lamelas dos dedos da nova osga da ilha de São Nicolau, característica diagnóstica de Hemidactylus nicolauensis | Créditos de imagem: Gunther Köhler