• Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
ENCONTRO CIENTÍFICO DO LIA E NOVO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM BIODIVERSIDADE EM DISCUSSÃO NO CIBIO-InBIO
O CIBIO-InBIO organiza no Campus de Vairão, nos dias 13 e 14 de Junho de 2017, o Encontro Científico do Laboratório Internacional Associado (LIA) “Biodiversidade e Evolução”.
 

Nesta reunião serão discutidos os avanços científicos resultantes da parceria entre o CIBIO-InBIO e dois institutos de investigação de Montpellier, assim como os passos futuros da colaboração com a Universidade de Montpellier no âmbito de um projecto inovador, o BIOPOLIS.

 

Investigadores de Portugal e França a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento científico e formação avançada nos domínios da Biodiversidade e Evolução. Este é o objectivo principal do LIA “Biodiversidade e Evolução”. Esta iniciativa é apoiada pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, França), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo sido criada em 2014 para formalizar e fomentar a cooperação entre o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto e duas unidades de investigação do CNRS e Universidade de Montpellier, França – ISEM (Instituto de Ciências de Evolução de Montpellier) e CEFE (Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva). Esta estreita colaboração assenta em numerosos projectos científicos desenvolvidos em conjunto, nos domínios das Biodiversidade e Biologia Evolutiva, tendo resultado em dezenas de artigos científicos e na formação avançada de alunos de doutoramento e mestrado.

A fim de discutir todos os resultados e perspectivas desta colaboração decorrerá no Campus de Vairão do CIBIO-InBIO, nos dias 13 e 14 de Junho de 2017, o Encontro Científico do LIA “Biodiversidade e Evolução”. Esta reunião irá juntar em Portugal investigadores e alunos de pós-graduação das três instituições de investigação, que irão apresentar e discutir os mais recentes avanços científicos nos trabalhos desenvolvidos em cooperação. Neste evento serão discutidas também as perspectivas da cooperação científica entre as instituições do Porto e Montpellier, nomeadamente a passagem à segunda fase do projecto BIOPOLIS, uma candidatura submetida pelo CIBIO-InBIO ao programa Teaming (WIDESPREAD-04-2017), promovido pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020.

O projecto BIOPOLIS visa o desenvolvimento do CIBIO-InBIO como centro de excelência internacional nas áreas da biodiversidade e biologia ambiental, através da equipa liderada pelo Professor Nuno Ferrand em colaboração com a Universidade de Montpellier, uma referência mundial nestas áreas do conhecimento. Um total de 208 candidaturas de diversos países da Europa foram apresentadas a este concurso Teaming, tendo sido seleccionadas 30 propostas para passar à segunda fase.
Com um investimento inicial de 400 mil euros, o BIOPOLIS prevê, numa segunda fase, cerca de 15 milhões de euros de financiamento directo da Comunidade Europeia, ao qual acrescerá uma comparticipação nacional de cerca de 30 milhões de euros, resultante de fontes diversas, incluindo fundos regionais e investimento privado, entre outros.
O Encontro Científico do LIA “Biodiversidade e Evolução” constituirá uma oportunidade única também a investigadores e alunos interessados em trabalhar em colaboração com as instituições francesas. O encontro será aberto a toda a comunidade no dia 13 de junho e tem início pelas 9:30h.

 

SOBRE O ENCONTRO CIENTÍFICO DO LABORATÓRIO INTERNACIONAL ASSOCIADO (LIA) “BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO”:

Página do Evento

LIA “Biodiversidade e Evolução” - página oficial

 

Imagens:

Imagem 1. Lebre ibérica, Lepus granatensis | Créditos de Imagem: Pedro Moreira
Imagem 2. Lagartixa-de-bocage, Podarcis bocagei | Créditos de Imagem: Guilherme Dias
Imagem 3. O tecelão social, Philetairus sócios | Créditos de Imagem: Max Loubon
Imagem 4. Guelta do norte de África | Créditos de Imagem: Biodeserts, CIBIO-InBIO

 

Posted in 2017-06-12