• Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
CIDADÃOS E CIENTISTAS JUNTOS NO ESTUDO DOS POLINIZADORES DE PORTUGAL
Projeto de ciência-cidadã lançado pelo CIBIO-InBIO e pelo Parque Biológico de Gaia junta cidadãos a cientistas no estudo dos polinizadores do nosso país. Iniciativa decorre de 16 a 24 de maio em Portugal continental, Madeira e Açores. Todos podem participar sem sair de casa, através do registo fotográfico dos exemplares que aparecem nos seus vasos, canteiros, varandas, jardins e quintas.
 

 

Criado pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e pelo Parque Biológico de Gaia, o projeto Polinizadores de Portugal da plataforma de ciência-cidadã BioDiversity4All, conta já com cerca de meia centena de parceiros. Entre eles encontramos diversas instituições académicas, museus, centros de Ciência Viva, escolas, associações, ONGs, grupos locais de proteção da natureza, zoológicos, centros de recuperação animal, municípios, associações de municípios e instituições governamentais.


O funcionamento do projeto é muito simples. Cada participante terá de fazer registos fotográficos de invertebrados encontrados na sua varanda, jardim ou quintal, focando a sua procura especificamente em animais que estejam em flores. Seguidamente, deverá fazer o upload das imagens na plataforma BioDiversity4All/iNaturalist, identificando o animal até ao nível taxonómico que for capaz. A comunidade de utilizadores do site iNaturalist validará esta informação e realizará, quando necessário e possível, uma identificação mais detalhada das espécies fotografadas.


Os polinizadores são fundamentais no mundo em que vivemos. Transportam o pólen entre flores, possibilitando a reprodução das plantas e a formação de frutos e sementes. Cerca de 80% das plantas cultivadas dependem dos polinizadores, tendo estes uma enorme importância a nível ecológico e para as populações humanas. Sónia Ferreira, entomóloga e investigadora do CIBIO-InBIO salienta que “os polinizadores incluem animais de grupos distintos, no entanto, a sua maioria pertence ao grupo dos insetos.


Além das mais de 700 espécies de abelhas que ocorrem em Portugal, temos borboletas, escaravelhos, vespas, percevejos, e muitas espécies de moscas envolvidas na polinização de plantas”.


Sabemos que em Portugal existem alguns milhares de espécies de polinizadores, mas existe ainda muito a descobrir. Nos últimos anos, o trabalho de investigadores tem sido complementado com a valiosa contribuição de cidadãos cientistas, levando à descoberta de outras espécies no nosso país e até de novas espécies para a ciência. Apesar disso, a distribuição de muitas espécies em Portugal é ainda praticamente desconhecida.


Com o projeto “Polinizadores de Portugal” pretende-se perceber melhor a distribuição das espécies, os períodos em que visitam as flores e conhecer um pouco mais sobre a sua abundância. Para isso, é fundamental um envolvimento ainda maior dos cidadãos. Todos estes dados ficarão publicamente disponíveis e contribuirão para um maior conhecimento dos polinizadores de Portugal, sendo importantes para a elaboração da primeira Lista Vermelha dos Invertebrados de Portugal.


A ONU designou em 2017 o dia 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha. Esta data foi assinalada pela primeira vez em 2018 e tem vindo a ser celebrada um pouco por todo o mundo. A celebração deste dia visa aumentar a consciência sobre a importância dos polinizadores, as ameaças que enfrentam e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.


Webpage do projeto na plataforma BioDiversity4All: https://www.biodiversity4all.org/projects/polinizadores-de-portugal
Webpage do projeto no website do CIBIO: https://cibio.up.pt/citizen-science-pollinators-of-portugal


Responsável pelo projeto:
Sónia Ferreira


Imagem 1 – Logótipo do projeto
Imagem 2 – Attagenus trifasciatus ©João_Nunes (escaravelho – Coleoptera)
Imagem 3 – Hylaeus meridionalis ©Rui Andrade (abelha – Hymenoptera)
Imagem 4 – Episyrphus balteatus ©Rui Andrade (mosca – Diptera)

Posted in 2020-05-20