CAFÉ COM CIÊNCIA COM ANA CAMPILHO
22 de Setembro - 11h00 | Fundação de Serralves
2019-09-22

O JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO: AS PLANTAS E O SEU CRESCIMENTO CONTÍNUO

O pé de feijão encantado que cresce indefinidamente até ao céu na conhecida história para crianças demonstra, no entanto, uma característica comum a todas as plantas, o crescimento e desenvolvimento contínuo ao longo do seu ciclo de vida. Neste Café com Ciência conversaremos com Ana Campilho sobre biologia do desenvolvimento, e em particular, sobre o estudo dos mecanismos genéticos de regulação do crescimento em plantas.

Ana Campilho é licenciada em Biologia pela Universidade do Porto. Foi aluna do programa Gulbenkian de doutoramento em Biologia e Medicina, tendo desenvolvido e completado a sua tese de doutoramento na Universidade de Utrecht, Países Baixos (2005). Após um período na Universidade de Helsínquia na Finlândia, voltou a Portugal em 2009 e é atualmente Investigadora do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências, Universidade do Porto. O seu trabalho de investigação tem sido principalmente dedicado a compreender a regulação da formação contínua de novos tecidos nas plantas, como por exemplo os tecidos vasculares e os tecidos de proteção, como a cortiça, de importância bem conhecida em Portugal.

Local: Sala Multiusos (Quinta de Serralves)
Acesso: gratuito