Café com Ciência com Fernando Martinez-Freiria
25 de Outubro de 2015 | Fundação de Serralves
2015-10-12

Domingo, dia 25 de Outubro, é dia de Café com Ciência em Serralves. Uma actividade dinamizada no âmbito do projecto Serralves 360º paisagem e biodiversidade.

Fernando Martinez-Freiria
Biogeografia, ecologia e conservação de víboras da Península Ibérica

Fernando Martinez-Freiria é o convidado de mais um Café com Ciência.
Concluiu a licenciatura na Universidade de Santiago de Compostela e o doutoramento na Universidade de Salamanca, ambas em Espanha. Atualmente é bolseiro de pós-doutoramento no CIBIO/InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto) onde trabalha com temas relacionados com biogeografia, ecologia e conservação de víboras, tendo feito trabalhos em diversos países de Europa e África. Durante a tese de doutoramento centrou-se na compreensão dos fatores ecológicos que permitem a existência de uma zona de contacto entre as três espécies de víboras Ibéricas (Vipera aspis, V. latastei e V. seoanei) no norte peninsular. Utilizando diversas ferramentas como os Sistemas de Informação Geográfica, a geoestatística, os modelos de nicho ecológico e análises moleculares, combinado com intenso trabalho de campo, contribuiu para um aprofundamento do conhecimento da biologia destas espécies.
Atualmente o seu trabalho continua relacionado principalmente com víboras, mas também com outras espécies de anfíbios e répteis europeus e africanos. Uma das suas linhas de investigação mais importante tem-se centrado na biogeografia, ecologia e conservação da víbora de Seoane (V. seoanei), uma espécie endémica da península Ibérica ameaçada pelas alterações climáticas.

Uma manhã de Ciência, sempre acompanhada de bolinhos e café!

O evento tem entrada livre e decorre às 11h00 na Biblioteca da Fundação de Serralves.

Inscrição prévia para 226 156 587 ou c.almeida@serralves.pt.

Esperamos por si!