Café com Ciência com Rui Faria
24 de Novembro de 2013 | Fundação de Serralves
2013-11-24

A próxima actividade do SERRALVES 360º | Paisagem e Biodiversidade é já este domingo!
Venha ao CAFÉ COM CIÊNCIA, uma conversa descontraída com um cientista convidado num ambiente informal. "Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm?".

Investigador Convidado: Rui Faria

O Investigador convidado para esta conversa é Rui Faria, licenciado e Doutorado em Biologia pela Universidade do Porto. Atualmente é investigador de pós-doutoramento no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/InBIO) e no Institut de Biologia Evolutiva (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona). Recentemente tornou-se também membro associado do Centre for Marine Evolutionary Biology (CeMEB) da Universidade de Gotemburgo, Suécia.

Desde 2001 tem vindo a desenvolver estudos sobre os mecanismos de adaptação e especiação em vários grupos taxonómicos (e.g. peixes, primatas e moluscos, entre outros), mais especificamente, no papel dos rearranjos cromossómicos e da seleção natural na origem das espécies. Para tal, tem recorrido à utilização de diversas abordagens empíricas nas áreas da genética/genómica e ecologia; e também ao uso de simulações. Participou em diversos projetos de investigação internacionais, dos quais se pode destacar o consórcio para a sequenciação do genoma do Orangotango. Atualmente é o investigador principal de um projeto que procura identificar os mecanismos genéticos de evolução paralela em Littorina fabalis, uma espécie de caracóis marinhos (Gastropodes) que habita a zona intertidal ao longo da maior parte da costa atlântica europeia, incluindo Portugal.

É autor de dezasseis publicações em revistas internacionais com arbitragem científica e de dois capítulos de livros. Participou ainda na organização de várias conferências (e.g. Advances in Ecological Speciation - http://www.aes-cibio.org/) e cursos internacionais (e.g. Programming for Evolutionary Biology - http://evop.bioinf.uni-leipzig.de/). É um dos membros fundadores da Sociedade Portuguesa de Biologia Evolutiva e tem participado em várias ações de comunicação de ciência para o público em geral. O seu principal objetivo no seu dia-a-dia como investigador é promover uma atmosfera criativa para que a sua equipa de investigação procure respostas para questões relevantes em Biologia Evolutiva

Local: Biblioteca (Museu)
Acesso: gratuito mediante inscrição prévia para: tel: 226 156 587 ou e-mail: c.almeida@serralves.pt
Foto: Rui Faria
Mais informação no website da Fundação de Serralves.