Café com Ciência com Rita Covas
26 de Junho de 2016 | Fundação de Serralves
2016-06-15

Domingo, dia 26 de Junho, é dia de Café com Ciência em Serralves.

Rita Covas
Ajudar os pais a criar os irmãos e cuidar da casa: a reprodução cooperativa numa espécie de pássaro da África Austral

Rita Covas é a convidada de mais um Café com Ciência.
À semelhança do que acontece nas sociedades tradicionais humanas, em muitas espécies animais certos indivíduos adiam o início da sua vida reprodutora e ajudam os pais (ou outros indivíduos) a criar os filhos. Este comportamento de ajuda tem vindo a ser estudado há vários anos no Tecelão social ou Republicano, uma espécie de pássaro que vive em colónias nas savanas áridas da África austral. Porque razão nesta espécie os ‘ajudantes’ não se reproduzem independentemente e o que ganham em ajudar os outros, são algumas das questões principais deste estudo.
Rita Covas licenciou-se em Biologia pela Universidade de Lisboa e, em 2002, doutorou-se em Ecologia comportamental pela Universidade de Cape Town (África do Sul). Seguidamente realizou projetos de pós-doutoramento na Universidade de Edimburgo (Reino Unido) e no CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica), em Montpellier, França. Desde 2008 é Investigadora Associada da Universidade de Cape Town e, desde 2010, é também Investigadora do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto).

O evento decorre às 11h00 na Biblioteca da Fundação de Serralves. Acesso: gratuito