Café com Ciência com Márcia Barbosa
29 de Abril de 2018 | Fundação de Serralves
2018-04-18

CAFÉ COM CIÊNCIA - ONDE ANDAM OS MAMÍFEROS? O ATLAS DE MAMÍFEROS DE PORTUGAL E AS SUAS APLICAÇÕES

Nesta sessão do Café com Ciência vamos apresentar o Atlas de distribuição dos mamíferos de Portugal, perceber como e por que foi feito, o que está ainda por fazer, como o público pode participar e as múltiplas aplicações para que pode servir.

A. Márcia Barbosa é Investigadora Auxiliar Convidada no CIBIO - Universidade de Évora. Licenciou-se em Biologia pela Universidade do Porto, em 1999, e doutorou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Málaga (Espanha), em 2006. Trabalhou ainda na Universidade da Extremadura (Cáceres, Espanha) e no Imperial College London (Reino Unido). As suas áreas de investigação incluem a biogeografia, macroecologia, modelos de distribuição de espécies, biodiversidade e conservação, com os mamíferos e anfíbios da Europa ocidental como principais espécies-alvo. Tem particular interesse em integrar e combinar métodos de diferentes campos da ciência (como a ecologia, a física e a informática) em abordagens multidisciplinares, em desenvolver metodologias e aplicações inovadoras, e em torná-las livremente disponíveis. Atualmente coordena a execução do Atlas de Mamíferos de Portugal, dirige um projeto de investigação sobre padrões de distribuição a grande escala e, a sua utilidade em conservação, e produz software livre com ferramentas analíticas para ecologia e biogeografia.

Local: Sala Multiusos (Quinta de Serralves)
Acesso: gratuito

Imagem: Márcia Barbosa