Café com Ciência com Joana Marques
24 de Abril de 2016 | Fundação de Serralves
2016-04-19

Domingo, dia 24 de Abril, é dia de Café com Ciência em Serralves.

Joana Marques
Líquenes à moda do Norte

Joana Marques é a convidada de mais um Café com Ciência.
É investigadora de pós-doutoramento no CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto). Trabalha com líquenes desde a conclusão da licenciatura em Biologia pela Universidade do Porto (2004), e desenvolve investigação na área de interface da biologia dos líquenes com a geoquímica, a geomorfologia e a conservação do património em pedra. A sua tese de doutoramento focou-se na avaliação do papel desempenhado pelos líquenes no processo de meteorização de superfícies de xisto da região do Alto Douro, justificada pela necessidade de preservação dos sítios de arte pré-histórica do Vale do Côa, Património Mundial da UNESCO.

Participa desde o início da licenciatura em diversas actividades de divulgação científica, cada vez mais centradas na sensibilização dos cidadãos para a importância do estudo dos líquenes e necessidade de conservação da diversidade liquénica. Vem apresentar e partilhar os primeiros resultados de um projecto de ciência cidadã com o nome Líquenes à moda do Norte, que desenvolve em paralelo com a sua actividade de investigação no Nordeste de Portugal.

O evento decorre às 11h00 na Biblioteca da Fundação de Serralves. Acesso: 1€.