Café com Ciência com Luís Palma
30 de Outubro de 2016 | Fundação de Serralves
2016-10-24

Domingo, dia 30 de outubro, é dia de Café com Ciência em Serralves.

Luís Palma
Flying over troubled waters: Memórias e histórias ancestrais de uma ave de rapina muito especial e seu notável nome Português

Luís Palma, o Investigador do CIBIO-InBIO convidado deste Café com Ciência, é atualmente coordenador científico do Projeto de Reintrodução de águia-pesqueira em Portugal e participa em diversos projetos de investigação, nomeadamente sobre a ecologia, ecotoxicologia e genética populacional da águia-de-Bonelli e sobre a genética populacional das espécies Paleárticas do género Buteo. Colabora num estudo sobre a filogeografia das fragatas do Atlântico, incluindo a população relíctica de Cabo Verde. Também neste país, é consultor do estudo sobre o estatuto de conservação do abutre-do-Egipto e de águia-pesqueira em colaboração com a Universidade de Cabo Verde.
É licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa e doutorado em Ecologia das Populações pela Universidade do Algarve. Iniciou a carreira profissional com estudos sobre o lince-ibérico, os primeiros realizados em Portugal.

Trabalhou entre 1972 e 1991 no Museu Zoológico e Antropológico da Faculdade de Ciências de Lisboa (Museu Bocage), na Comissão Venatória Regional do Sul e Direção dos Serviços de Caça da Direcção-Geral das Florestas e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Foi técnico superior da Universidade do Algarve entre 1992 e 2008. Coordenou entre 2006 e 2011 o Projeto LIFE-Natureza Conservação de Populações Arborícolas da Águia-de-Bonelli em Portugal (Centro de Estudos de Avifauna Ibérica). Dirigiu o levantamento da população do guincho ("águia-pesqueira”) na República de Cabo Verde, entre 1998 e 2001, e foi Assistente Técnico da União Mundial para a Natureza (UICN), na Guiné Bissau, em 2002.
Tem participado em diversas iniciativas visando a criação de áreas protegidas (e.g. Reserva Natural da Serra da Malcata, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina) e a conservação de espécies ameaçadas.

O evento decorre às 11h00 na Biblioteca da Fundação de Serralves. Acesso: gratuito