O ATAQUE DO ESCORPIÃO
O ataque letal de um dos mais venenosos escorpiões do mundo - o Escorpião-Amarelo-da-Palestina – apropriadamente apelidado de “Perseguidor da Morte” (“Deathstalker”) foi registado pela primeira vez em vídeo de alta velocidade.
TECNOLOGIA DE PONTA AO SERVIÇO DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Novos equipamentos ultraleves e de grande autonomia para monitorização eficaz da vida selvagem encontram-se agora disponíveis, como resultado do inovador projecto “Movetech Telemetry”.
ESTRADAS VS. CARNÍVOROS
A equipa da Cátedra Infraestruturas de Portugal (IP) em Biodiversidade/CIBIO-InBIO tornou recentemente públicos os resultados da primeira avaliação global do impacto da exposição a estradas em mamíferos carnívoros terrestres.
DE PORTUGAL À NORUEGA: COMO AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS INFLUENCIAM A ESCOLHA DE UMA PARCEIRA
Desengane-se quem pensou imediatamente que iria tomar contacto com um estudo atrevido. O protagonista da história que temos para contar é um pequeno peixe, parente próximo dos cavalos marinhos, da espécie Nerophis lumbriciformis. E a grande novidade é que é este minúsculo animal acaba de ajudar uma equipa internacional, coordenada por um inv ...
Fêmeas namoradeiras, arenas de reprodução e machos grávidos:  um caso raro de selecção sexual extrema
Fêmeas namoradeiras, arenas de reprodução e machos grávidos: um caso raro de selecção sexual extrema
Equipa internacional coordenada por investigador do CIBIO-InBIO descreve o primeiro caso de acasalamento extremo em ambiente marinho em que grupos de fêmeas se exibem perante machos
Desde o antigo Egipto até 2016: A história da interacção entre o Homem e o caimão
Relação histórica entre o ser humano e o caimão desvendada através de estudo coordenado por um investigador do CIBIO-InBIO
Nova variante do vírus da Doença Hemorrágica Viral do coelho ameaça a conservação do lince-ibérico e da águia-imperial-ibérica
A dança secreta entre selecção sexual e especiação
Num estudo publicado pela revista científica internacional Evolution, uma equipa de investigadores do CIBIO-InBIO e da Universidade de Boston demonstra que ornamentação sexual promove o aparecimento de novas espécies
Material genético idêntico ao do vírus da hepatite c identificado no ADN do coelho e lebre dá origem ao genoma completo deste vírus
Comunicação animale (ups) animal!
Estudo coordenado por investigadores do CIBIO-InBIO revela a importânica dos "erros" na comunicação animal