Bolsa de investigação Licenciado

Link para edital

Área Científica geral: Ciências Biológicas – Evolução e Filogenia
Área Científica específica: Fitopatologia

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) Licenciado (Referência ICETA 2017-23) no âmbito do projecto “EVOXANT - Bacterial evolution beyond the cultured isolates – Xanthomonas arborícola pv. juglandis as a paradigm”, PTDC/BIA-EVF/3635/2014, com duração de 12 meses (1 Outubro de 2017 a 30 Setembro de 2018), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), no ICETA. O trabalho realizar-se-á no grupo Microbial Diversity and Evolution do CIBIO - Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Fernando Tavares, nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

Pretende-se licenciado em Biologia ou cursos afins, com média de licenciatura igual ou superior a 15 valores . São ainda critérios de selecção: experiência em biologia vegetal e/ou microbiologia; formação avançada na área científica do concurso; experiência em técnicas moleculares, nomeadamente real-time PCR; e competências na utilização de ferramentas bioinformáticas.

Plano de trabalhos:

In the post-genomics era the endless genomic information is being tightly scrutinized from a functional and evolutionary perspective, using innovative bioinformatics resources and insightful molecular methods. Although the main genomic events shaping the evolution of numerous bacteria species are now fairly well characterized, a comprehensive understanding of speciation mechanisms in bacteria is still missing.

The present proposal aims to unveil the evolution of Xanthomonas arboricola pv. juglandis (Xaj) beyond culturability, by accessing the population diversity and fitness directly from infected plant samples using species-specific markers (DNA signatures) with genotyping resolution. Xanthomonas arboricola pv. juglandis is the ethiological agent of the walnut (Juglandis regia L.) bacteria blight (WBB), and has been recently associated to other walnut emerging diseases the “brown apical necrosis” (BAN), and the “vertical oozing canker” (VOC), altogether affecting severely the walnut production worldwide. Regardless the infrequent research efforts carried out in the recent pass, currently there is a poor understanding of Xaj biology, including their diversity, clonal population structure, host and environmental adaptation fitness.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf.

Local de trabalho:

Grupo Microbial Diversity and Evolution do CIBIO-InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Fernando Tavares.

Duração da bolsa:

A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 1 de Outubro de 2017.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O valor mensal da bolsa (licenciatura: 745€) é conforme à tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais. A bolsa será paga através de transferência bancária.

Métodos de selecção:

A avaliação será baseada na qualidade do currículo académico e científico (60%), nos critérios adicionais de selecção indicados (20%), na carta de motivação apresentada (10%) e numa entrevista (10%) aos elementos que tenham obtido melhor classificação na análise dos elementos curriculares apresentados.

Composição do Júri de Selecção:

O Júri será presidido por Fernando Tavares, investigador responsável do projecto e pelos vogais: André Marçal, Professor do Departamento de Matemática da FCUP e John Archer, Investigadora Pós-doutorado do CIBIO-InBIO, e como suplente Cláudia Serra, Investigadora Pós-doutorada do CIIMAR. Com excepção da Cláudia Serra, os restantes elementos do júri integram a equipa de investigação deste projecto.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados da avaliação serão publicitados através de lista ordenada a afixar nas instalações do CIBIO, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O período de aceitação de candidaturas é de 18 de Julho a 8 de Setembro de 2017. As candidaturas devem conter o Curriculum Vitae, carta de motivação, cópia do certificado de habilitações e contacto de duas possíveis referências.

As entrevistas decorrerão entre 18 e 22 de Setembro.

As candidaturas devem ser formalizadas através de email enviado para bolsas@iceta.up.pt e ftavares@fc.up.pt, contendo obrigatoriamente em assunto a referência a que se candidata (ICETA 2017-23), sob pena de exclusão da candidatura.

Posted in 2017-07-18