• Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
  • Research Center in Biodiversity and Genetic Resources

    InBIO Associate Laboratory

    Research Center in  Biodiversity and Genetic Resources
 

 

 

 
 
Bolsa de investigação - Mestre
Referência: ICETA 2017-49
 

Link para edital

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação Mestre – REFERÊNCIA ICETA 2017-49, no âmbito do projecto de I&D MarInfo – Integrated Platform for Marine Data Acquisition and Analysis, NORTE-01-0145-FEDER-000031 (http://marinfo.lsts.pt/en/home), na instituição ICETA, nas seguintes condições:

 

Área científica

Ciências Biológicas [Biologia Marinha; Ecologia]

 

Requisitos de admissão
São requisitos obrigatórios: 1) a existência prévia do grau académico de Mestrado em áreas científicas compatíveis com a função, nomeadamente Biologia, Ecologia, Ciências Biológicas, ou Biologia Marinha; 2) experiência prévia de embarque em navios de pesca comercial (palangre de superfície); 3) disponibilidade para embarcar em navios de pesca comercial por períodos até 12 semanas; 4) carta de condução. Serão ainda valorizada(o)s por ordem decrescente: a) experiência prévia em marcação de grandes pelágicos (sobretudo tubarões) com transmissores de satélite do tipo fin-mounted e pop-off em ambiente de pesca comercial; b) conhecimentos básicos de análise de dados de satélite para inferência de padrões de movimentação; c) experiência de programação e análise de dados em linguagem R; e d) perfil de publicações científicas. Serão ainda valorizadas as seguintes qualidades pessoais do candidato: espírito de equipa, autonomia, capacidade de comunicação e de relacionamento inter-pessoal.

 

Plano de trabalhos
O trabalho envolverá (1) montagem e preparação de transmissores de satélite; (2) colocação de transmissores em tubarões azuis a bordo de um palangreiro de superfície; (3) recolha de material biológico; (4) recolha e (5) processamento de dados de satélite através da criação de software em R.

 

Legislação e regulamentação aplicável

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de Agosto, alterado ainda pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de Outubro, pela Lei n.º 12/2013, de 29 de Janeiro, e pelo Decreto-lei n.º 89/2013, de 9 de Julho; Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT), em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e de acordo com os Estatutos de Bolsa do ICETA aprovados pela FCT.

 

Local de trabalho
O trabalho de campo será desenvolvido na Zona Económica Exclusiva Portuguesa, e o trabalho de análise de dados no CIBIO/UP – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto, Campus Agrário de Vairão - R. Padre Armando Quintas, nº 7, Crasto, 4485-661 Vairão, sob a orientação científica do Doutor Nuno Queiroz.

 

Duração da bolsa
A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovavel por iguais periodos, com início previsto em Janeiro de 2018.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P., no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais. O pagamento será efetuado por transferência bancária.

 

Métodos de seleção
Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: verificação de todos os requisitos obrigatórios de admissão (ver em cima), para além de 1) relevância da experiência prévia em ações de marcação ambiente de pesca comercial (50%), 2) qualidade do currículo académico e profissional (25% Licenciatura, 10% Mestrado, 10% Publicações) e na disponibilidade para deslocações no âmbito do projeto (5%). O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.
O perfil académico - profissional do interessado será ponderado caso a caso atenta a sua adequação às exigências da posição mantendo esta Instituição a liberdade de contratar, reservando-se o direito de não o fazer independentemente dos resultados que em consequência daquela ponderação se possam alcançar. A presente publicitação não consubstancia, por isso, a abertura de um qualquer concurso, inexistindo em decorrência um qualquer direito à contratação resultante da comparação relativa dos curricula apresentados.

 

Composição do Júri de Seleção
O Júri será presidido pelo Doutor Nuno Queiroz, tendo como vogais os Doutores António Múrias dos Santos e Fernando Pádua Lima, e vogal suplente Doutor Rui Seabra.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de afixação nas instalações da Instituição, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

 

Prazo de candidatura

O concurso encontra-se aberto no período de 22/12/2017 a 08/01/2018.

 

Forma de apresentação das candidaturas

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes elementos:
- Curriculum Vitae (indicando endereço de email);
- Certificado de habilitações de Licenciatura e Mestrado, onde constem as classificações académicas;
- Descrição da experiência de trabalho de acordo com os requisitos de admissão (ver acima) e demais aspectos de relevância para as funções da bolsa.

 

As candidaturas devem ser formalizadas através de email enviado simultaneamente para bolsas@iceta.up.pt e nuno.queiroz@cibio.up.pt, contendo obrigatoriamente em assunto a referência a que se candidata (Referência ICETA 2017-49), sob pena de exclusão da candidatura.

 

 

Posted in 2017-12-07